quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Sellsumers: o que você está esperando para se tornar um?

Consumidores interessados em fazer dinheiro, não apenas em guardá-lo ou gastá-lo, ganham força em tempos de crise.

O site trendwatching.com, especializado em tendências de consumo, trouxe no final de março uma matéria muito interessante sobre como os consumidores estão se transformando em sellsumers também. Sellsumers são consumidores interessados não somente em gastar ou guardar suas economias, mas em fazer dinheiro cada vez mais, seja vendendo seus produtos, serviços ou suas próprias idéias. Esse novo comportamento se fortalece a partir da grande mudança de paradigma na criação e distribuição de informações com a presença progressiva da internet na vida dos cidadãos dos mais diversos países, faixas etárias e classes sociais e dos cenários recessivos da economia mundial.

Da mesma forma que os telefones celulares não têm mais apenas sua função primordial que seria possibilitar as pessoas se comunicarem através da fala com mobilidade, os consumidores no mundo atual não se restringem ao seu papel original de consumirem. O fenômeno dos sellsumers é mais uma manifestação da mega tendência do consumidor criativo, colaborativo e participativo. Os sellsumers abastecem outros consumidores com conteúdos variados. Uma gama diversificada de temáticas, linguagens e experiências, proliferada através de blogs, flogs, vídeos, sites especializados, comunidades, redes sociais e games, entre outros. Tudo isso de graça ou a preços incomparavelmente mais baratos, o que é superimportante em tempos de crise.

Pessoas acostumadas a viverem nas sociedades de consumo foram, ao longo das últimas décadas, familiarizando-se com o universo do marketing e da comunicação. E sendo “treinadas” para serem experts em negócios, entenderem as regras de mercado e conhecerem bastante as manhas e artimanhas da propaganda. Hoje, negócios sobre negócios interessam igualmente a produtores e consumidores. Não surpreende que esses tenham se apropriado dos conhecimentos próprios do ambiente de negócios, reservados inicialmente aos produtores de bens e serviços, sejam eles materiais ou simbólicos. Sellsumers são sujeitos confiantes no poder das boas idéias e estão disponibilizando-as em escala mundial como nunca visto antes.

O conceito de sellsumer não está relacionado, entretanto, a pessoas que começam um negócio com a função de fazerem dele sua principal fonte de remuneração. Ele pode vir a contribuir com um rendimento extra ou talvez nem isso. Nem todo consumidor se tornará um sellsumer, assim como nem todo sellsumer se transformará num empresário. Apesar de que, neste mundo de fronteiras cada vez mais tênues entre consumidores e produtores, essa última possibilidade se apresenta de maneira cada vez mais factível.

Os sellsumers surgem em uma época baseada na lógica do E, não na lógica do OU. No mundo atual, você não precisa mais escolher se fica com sua garagem para uso próprio OU se aluga para pessoas que venham passar o dia na sua cidade. Você pode ficar com sua garagem para você mesmo E também alugá-la para consumidores interessados em utilizá-la por apenas um dia ou até mesmo por algumas horas. Serviços como esse já estão sendo oferecidos por sellsumers na Inglaterra, Irlanda, Canadá, Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia através do ParkAtMyHouse. E você nem precisa locar o espaço por um dia inteiro: se preferir, pode deixar seu carro estacionadinho lá somente durante o jogo do seu time preferido ou enquanto faz uma visita ao shopping mais próximo daquela casa. A internet está aí para facilitar a vida das pessoas. Inclusive na hora de ganhar um dinheiro a mais. Sellsumers de todo o mundo, uni-vos.

Izabela Domingues é publicitária e jornalista. Coordenadora da Pós-Graduação em Estudos do Consumo das Faculdades Barros Melo/ Aeso (PE). izabeladom@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário