quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Cocooning: o jeito encasulado de viver e consumir ganha cada dia mais adeptos no Brasil.

Pesquisa confirma a força dos produtos voltados a quem não quer saber de sair de casa.

Nos anos 80, os cinemas brasileiros foram invadidos por um filme de sucesso chamado Cocoon. Nos anos 90, esse mesmo termo serviu para a consultoria de marketing Faith Popcorn nomear um estilo de viver e consumir cada vez mais dentro de casa: o Cocooning. A menor socialização das pessoas, a partir de períodos de tempo mais longos dentro dos seus próprios lares, gerou o conceito de encasulamento, uma tendência que vem mudando os hábitos de compra de consumidores no mundo inteiro. Na primeira década do século XXI, o encasulamento ganha novos contornos e passa a denominar um modo de viver e comprar conectado de maneira crescente à web: o Telecocooning.

Se o Cocooning surge no século passado como uma maneira de viver longe da socialização, o Telecocooning aponta novas tendências das pessoas se relacionarem, conviverem e consumirem de maneira encasulada, porém sem estarem, necessariamente, dentro de casa. Essa forma avançada de Cocooning está ligada ao incremento dos recursos de mobilidade na sociedade contemporânea. A antropóloga Mizuko Ito aponta o papel crescente que o celular vem assumindo entre a juventude japonesa. Ela relata casos de jovens casais que mantém contato constante, o dia todo, graças ao acesso a diversas tecnologias móveis. Para Henry Jenkins, estudioso das novas mídias, esse é um caso evidente de Telecocooning. Eles estão sempre juntos emocionalmente, mesmo não estando próximos fisicamente. Estão encasulados entre si, apesar de não estarem dentro de casa.

Home theatres, DVDs, desktops, laptops, celulares: todos esses recursos tecnológicos criaram o ambiente ideal para o Cocooning se expandir ao trazerem o cinema, a comunicação interpessoal e as relações de trabalho para dentro de casa. E, por falar em ficar em casa por conta da internet, nada mais representativo do que encontrar, na própria rede, o site Cocoonzone.com. Na página de apresentação, ficamos sabendo que ele se destina a pessoas que buscam segurança e conforto a partir de um estilo de vida recolhido. E deseja ótimas compras para você, cocooner, que vai aproveitar mais de 700 “cocooning products” disponíveis no ponto de venda virtual.

Pesquisa da Latin Panel, realizada em dezembro passado, no Grande Rio e na Grande SP, revela hábitos de compra que vêm se popularizando no país diretamente ligados ao jeito de viver encasulado. A procura por sorvetes de pote, por exemplo, não pára de crescer entre as famílias brasileiras. Um sinal de que as pessoas estão valorizando o consumo de produtos com uso específico para dentro de casa. O percentual de compra das sobremesas prontas subiu de 7% para 11%. Assim como a procura por salgadinhos para consumo doméstico, onde a campeã de bilheteria é a batata frita. O setor de produtos para limpeza do lar também ampliou o seu share, sinalizando o cuidado com os ambientes internos como um item importante para os consumidores na atualidade.

O boom imobiliário dos home clubs e dos condomínios fechados dotados de áreas comerciais, por sua vez, representam uma extensão do Cocooning, ao procurarem concentrar em apenas um espaço tudo aquilo que uma pessoa teoricamente necessita para viver: proteção, conforto, um pouco de convívio social e lazer. Pelo jeito, o projeto “minha casa, minha vida” anda mobilizando todas as classes sociais no Brasil.

Izabela Domingues é publicitária e jornalista. Coordenadora da Pós-Graduação em Estudos do Consumo das Faculdades Barros Melo/ Aeso (PE). izabeladom@hotmail.com

Um comentário:

  1. Boa tarde, estou graduando em design de produto e tenho interesse pelo segmento de casais adeptos ao encasulamento.
    Estou pesquisando problemas de rotina encontrados por essas pessoas dentro de casa, tais como os produtos.
    Gostei muito do texto e achei muito interessante pra trabalhar em um projeto de graduação.

    Agradeço muito se mantivermos contato, meu e-mail é kcardososilveira@gmail.com

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