segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Cartão de crédito missionário. Você já tem o seu?

Como o consumo de mensagens religiosas mobiliza um mercado cada vez mais vasto e rentável, associando crenças até mesmo a cartões de crédito.

Enquanto escrevo essa coluna, todos os telejornais noticiam as suspeitas de negócios ilegais, envolvendo o Bispo Edir Macedo e pelo menos mais oito pessoas ligadas à Rede Record de Televisão. Cifras milionárias que mobilizam diversos países e várias acusações de pessoas que doaram suas economias para conseguir obter resultados junto à graça divina. Outro dia, liguei
o rádio e, meu Jesus, ouvi um spot de 30”, apresentando o cartão de crédito que tem como bandeira a Igreja Internacional da Graça de Deus. Bote fé: a religião se tornou um meganegócio e movimenta cifras vultosas no mundo inteiro.

O telepastor RR Soares fechou parceria com a Visa e lançou um cartão de crédito que pode ser facilmente adquirido pela internet, através do site www.missionway.com.br. O lançamento já está bombando na mídia off line e on line, além, é claro, de estar na carteira de milhares de fiéis em todo o Brasil. O título desse artigo faz menção ao mais novo produto do mercado financeiro da fé. Foi, inclusive, retirado do www.refletir2.blogspot.com, um “blog com diversas materias ligadas ao Cristianismo”, que, diferente de muitos outros canais voltados para esses temas, faz uma reflexão crítica acerca da cobrança de juros por parte da igreja.

Segundo o site www.ongrace.com, que evidencia a dimensão dos negócios movidos pelo missionário Soares em âmbito mundial, “o Cartão de Crédito Igreja da Graça é mais uma forma de você contribuir com sua Igreja nas ações e obras sociais por ela conduzidas, a partir do momento que sua proposta seja aprovada pelo Banco e você passe a utilizar o seu Cartão”.
Com ele, você pode pagar suas compras em até 40 dias, financiar no crédito rotativo e fazer saques de emergência no Brasil e exterior. Para essa última modalidade de utilização, no entanto, é preciso ter adquirido a versão internacional do card.

Tudo bem que a Igreja Católica é, historicamente, uma das instituições mais ricas do planeta. Mas, catapultadas pelos meios de comunicação de massa, muitas igrejas conseguiram ampliar seus rebanhos, transformando-os em audiências cobiçadas. Pense bem: a maior parte do público que acompanha alguma crença religiosa na grande mídia busca alcançar graças a qualquer custo, mesmo que tenha que contribuir mensalmente com uma certa quantia em dinheiro, exatamente como se fosse um carnê de pagamento com suaves prestações.

Cada vez mais, a internet se torna uma ferramenta de comunicação importante também neste segmento. Até o conservador Papa Bento XVI já conversa com os fiéis através da rede, tendo muitos vídeos postados no You Tube. “A internet é uma verdadeira dádiva para a humanidade. Estas redes digitais podem facilitar a cooperação entre os povos”, disse o pontífice ao lançar seu próprio canal no You Tube, no início deste ano. O Vaticano também criou o portal www.pope2you.net, uma iniciativa da Santa Sé que visa a aproximar o papa dos jovens, considerados nativos digitais pelos especialistas em novas mídias. O novo portal promove a fé católica e oferece aplicativos que permitem que usuários do Facebook e do iPhone se integrem ao portal. Em tempos de febre do Twitter, nada mais natural do que ter seguidores na interner também no sentido religioso.


Izabela Domingues é publicitária e jornalista. Coordenadora da Pós-Graduação em Estudos do Consumo das Faculdades Barros Melo/ Aeso (PE). izabeladom@hotmail.com

Um comentário:

  1. Estive a ver e ler algumas coisas, não li muito, porque espero voltar mais algumas vezes,mas deu para ver a sua dedicação e sempre a prendemos ao ler blogs como o seu. Se me der a honra de visitar e ler algumas coisas no Peregrino e servo ficarei radiante, e se desejar deixe um comentário. Abraço fraterno.António.

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